Invasão do espaço pessoal no serviço público: situações de constrangimento no ambiente de trabalho
Palavras-chave:
Comportamentos constrangedores, Relações de trabalho, Espaço pessoal, Relacionamento interpessoal, Setor PúblicoResumo
Objetivou-se identificar aspectos comportamentais nas relações profissionais que geram constrangimentos no ambiente de trabalho de uma organização pública federal. Realizou-se pesquisa teórico-empírica qualitativa por meio de questionário eletrônico, com a participação de 143 respondentes voluntários. Procedeu-se à análise da nuvem de palavras e da classificação hierárquica descendente, com a ferramenta IRAMUTEQ, e análise de conteúdo para detalhamento dos comportamentos que geram constrangimento. Entre os principais resultados, identificou-se seis categorias dos comportamentos que geram constrangimento no ambiente de trabalho: contato físico; falta de etiqueta corporativa; forma e conteúdo da comunicação; invasão da vida pessoal; percepção dependente do contexto/situação; proximidade física. Espera-se com isso que, ao identificar tais aspectos, eles possam contribuir com gestores no estabelecimento de políticas de gestão de pessoas que minimizem tais ocorrências para gerar um ambiente de trabalho mais agradável, além de permitir o aumento da consciência profissional acerca do contexto organizacional e levar a uma mais refinada etiqueta corporativa.