A aplicação da Linguagem Simples na Carta de Serviços de Minas Gerais frente à transformação digital acelerada pela Pandemia

Autores

  • Clarissa Nascimento Duarte Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais
  • Tiê/Pronomes Femininos Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais
  • Amanda Dias da Silva Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais
  • Giovanna Nogueira Machado Schffer Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais
  • Augusto César Sousa de Melo Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade

Palavras-chave:

Linguagem Simples, Comunicação de Governo, Transformação Digital de Serviços

Resumo

Entre os anos de 2017 e 2021 foram estabelecidas normas e leis, tanto no âmbito federal quanto no estadual, de forma a
estruturar uma Política de Simplificação de Serviços. Nesse escopo, foram determinadas ações pelo Código de Defesa do
Usuário de Serviço Público (CDU) como a Rede de Simplificação de Minas Gerais e a própria diretriz de Linguagem
Simples. Atrelado a essa política, no Poder Executivo mineiro, há ainda a política de Transformação Digital, onde se
encaixa o Índice de Transformação Digital (ITD). No contexto da pandemia, observou-se uma aceleração desse indicador,
apontando para o crescimento da digitalização de serviços públicos. Nesse sentido, a Linguagem Simples é pautada como
uma oportunidade de simplificar a linguagem usada nos serviços e informes governamentais no espaço digital. Os
indicadores sobre analfabetismo e analfabetismo digital tanto em Minas como no Brasil também reforçam a importância
da adoção de Linguagem Simples.

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Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

[RELATO TÉCNICO] GT 19 Gestão da Comunicação Pública ´