Recursos Estratégicos e Eficiência: uma análise em unidades prisionais

Autores

Palavras-chave:

Visão Baseada em Recursos (VBR), Eficiência, Políticas Públicas, Unidade Prisional

Resumo

A pesquisa objetiva analisar a relação entre recursos e eficiência em unidades prisionais de regime fechado. Tendo a Visão Baseada em Recursos (VBR) como referencial teórico, o trabalho utilizou dados secundários para proposição de indicadores validados por juízes especialistas para mensuração dos recursos disponíveis e dos produtos gerados pelas unidades prisionais. A análise envoltória de dados (DEA) foi utilizada para avaliação da eficiência das unidades e a análise de regressão foi empregada para verificar a relação entre os recursos disponíveis e a eficiência das unidades. Os resultados evidenciaram que o recurso Humano é estratégico para eficiência, mas recursos normalmente descritos como essenciais para as políticas públicas prisionais, como Capacidade, Saúde, Educação e Laboral não se mostraram estratégicos para a eficiência. A pesquisa corrobora o uso da VBR no setor público, contudo destaca a necessidade de reinterpretação dos conceitos e de adaptação do modelo analítico para aplicação a um contexto não-competitivo.

Biografia do Autor

ROBSON FERREIRA POLITO, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando em Administração e Mestre em Administração Pública pelo PPGA /UnB. Especialista em Ordem Jurídica e Ministério Público (FESMPDFT ) e Especialista em Auditoria (FAA/UnB). Bacharel em Direito (UniCEUB) e em Ciências Contábeis (UnB). Exerce o cargo de Perito Criminal Federal e atualmente é responsável pela Área de Acompanhamento Legislativo e Jurisprudencial da Perícia Criminal com passagens pela Assistências das Diretorias de Logística e Administração Policial e Diretoria Técnico-Científica e pelos cargos de Chefe da Divisão de Execução Orçamentária e Financeira e Coordenador de Administração. É Membro da Comissão de Governança de Integridade e Transparência e da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos da Polícia Federal.
Já atuou como Aspirante a Oficial de Artilharia no Exército Brasileiro, Assessor de Auditoria na SES/GDF, Coordenador-Geral de Gestão estratégica do Ministério da Segurança Pública, Coordenador de Gestão Estratégica do Ministério da Justiça e Segurança Pública e Chefe da Assessoria de Riscos do Departamento Penitenciário Nacional e como professor na Academia Nacional de Polícia.
Participa dos Grupos de Pesquisa IOR&N - Inter-organizational Relationships and Networks Research Group – GERIR ligado a Unb e Crimes Financeiros e Análise de Redes Sociais ligado à Academia Nacional de Polícia.

Possui experiência nas áreas de Planejamento Estratégico, Gestão de Riscos, Licitações, Orçamento Público, Execução Orçamentária e Financeira, Direito Administrativo, Financeiro e Criminalística.

Daniel Pires Vieira, Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA/UnB

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2004), mestrado em Administração pela Universidade de Brasília (2013) e doutorado em Administração pela Universidade de Brasília (2017). É servidor de carreira licenciado do Ministério do Turismo. Atualmente ocupando a posição de Especialista em Políticas e Indústria na Confederação Nacional da Indústria (CNI) e de docente do Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, relacionamentos interorganizacionais, políticas públicas, turismo, avaliação de desempenho e competitividade.

Downloads

Publicado

11/30/2022