O fomento da inovação e do intraempreendedorismo por meio de projetos transversais na Prefeitura do Rio

Autores

  • George Alves Fundação João Goulart
  • Pedro Arias Fundação João Goulart
  • André Appariz Fundação João Goulart

Palavras-chave:

Projetos, Transversalidade, Inovação, Liderança, Intraempreendedorismo

Resumo

Os GTTs se diferenciam dos Grupos de Trabalho do setor público por sua característica transversal. Eles são
transversais tanto nos perfis de seus integrantes quanto nas temáticas dos projetos gerados. O objetivo deste relato é
descrever o que são os Grupos Transversais de Trabalho e como funcionam, e analisar seus resultados como método
inovador para formação de líderes e para elaboração de projetos na gestão pública. Ao longo de 8 anos, passando por
duas diferentes administrações da Prefeitura do Rio, houve 88 pré-projetos que viraram projetos de GTT. Deste total, 69
foram concluídos, resultando numa taxa de implementação de cerca de 41%, número representativo para projetos
inovadores e desenvolvidos por equipes com dedicação voluntária e parcial. A principal recomendação é que a
implantação de projetos similares em outras entidades públicas requer a existência de um programa de gestão para
lideranças internas e o engajamento da alta gestão.

Biografia do Autor

George Alves, Fundação João Goulart

Licenciado em Matemática (IM/UFRJ) e Mestre em Informática (NCE/IM-UFRJ). Atualmente é docente de Informática Educativa do Colégio Pedro II, mas já trabalhou por muitos anos como professor de Matemática nas redes municipal e estadual do Rio Janeiro e na FAETEC, onde também foi coordenador da disciplina na Escola Técnica Visconde de Mauá. Desde 1992, é Fiscal de Atividades Econômicas na Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento e, ao longo desse período, chegou exercer o cargo de Gerente de Monitoramento e Análise do Painel de Gestão das Parcerias com Organizações Sociais na Superintendência de Contratos de Gestão com Organizações Sociais da Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente é Assessor de Projetos na  Coordenadoria de Desenvolvimento de Projetos e Transversalidade da Fundação João Goulart.

Pedro Arias, Fundação João Goulart

Pedro Arias Martins é servidor público municipal desde 2010 e Líder Carioca da primeira turma, em 2012. Está na Fundação João Goulart desde 2021 como Coordenador de Desenvolvimento de Projetos e Transversalidade. É Geógrafo pela UFRJ, Mestre em Administração Pública pela Columbia University, Mestre em Engenharia Cartográfica pelo IME e fez diversos cursos na área de gestão em instituições como COPPEAD, FGV, Fundação Dom Cabral, Columbia University e até mesmo do outro lado do mundo, no Seoul Human Development Center, sobre Governo Eletrônico e Cidades Inteligentes. Na Prefeitura do Rio tem um histórico bem amplo de atuação, passando por Analista de Geoprocessamento e Planejamento Urbano na Secretaria de Urbanismo; Cientista de Dados no PENSA; Assessor na gestão da Central 1746 de Atendimento ao Cidadão; Gerente de Informações na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos; e Gerente de Integração de Políticas Sociais na Secretaria da Casa Civil.

André Appariz, Fundação João Goulart

Gestor Financeiro e Técnico em Eletrotécnica. Também possui uma formação em Coaching e Analista de Perfil Comportamental. Iniciou sua carreira na Construção Civil onde atuou como responsável técnico pela área de projetos/cronogramas e execução de obras prediais. Responsável pelo planejamento e controle da qualidade na execução de serviços de instalações prediais, monitoramento e controle de custos incorridos nas obras e gerenciamento de equipe. Em 2014, foi contratado para trabalhar na PCRJ, no Escritório de Gerenciamento de Projetos vinculado à Presidência da RioUrbe como Técnico de Planejamento. Teve atuação dando suporte no gerenciamento da construção do Parque Olímpico da Barra e Complexo Esportivo de Deodoro, relacionados às Olimpíadas Rio 2016, e gerenciamento dos Programas Fábrica de Escolas e Clínicas da Família. Em 2018 passou a dar assistência na articulação intersetorial e intergovernamental de projetos e programas na área de infraestrutura da Subsecretaria de Integração Governamental e Transparência da Casa Civil, como: Territórios Sociais - Eixo Urbano, Polos Gastronômicos, Roteiros Iluminados, Rio Cartão de Visitas, entre outros. Atuando também no suporte e monitoramento das informações organizacionais do Eixo II do Sistema de Integridade Pública Responsável e Transparente da PCRJ. Desde janeiro de 2021 está na Fundação João Goulart como Assessor de Projetos na Coordenadoria de Desenvolvimento de Projetos e Transversalidade. 

Downloads

Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

[RELATO TÉCNICO] GT7 Inovação e Empreendedorismo na Gestão Pública