Epistemologias do Sul

contribuições para as pesquisas do campo das políticas públicas de ações afirmativas

Autores

  • Karina Francine Marcelino Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) https://orcid.org/0000-0002-4891-4202
  • Daniel Moraes Pinheiro Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Mário César Barreto Moraes Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Simone Ghisi Feuerschütte Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Palavras-chave:

Epistemologias do Sul, Políticas Públicas, Ações Afirmativas

Resumo

Este ensaio teórico apresenta as perspectivas epistemológicas da ciência, tendo como enfoque as epistemologias do Sul, e realiza uma aproximação com as pesquisas do campo das políticas públicas de ações afirmativas. Evidencia-se que a ciência demarcou durante anos o que é válido como conhecimento e excluiu o que fica além do mainstream das ciências sociais. Ou seja, toda e qualquer produção científica fora dos padrões considerados verdadeiros e aceitos e que reajam à forma tradicional de fazer ciência torna-se inválida. Sob essa perspectiva, a obra “Epistemologias do Sul” de Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses, destaca que o modus operandi do colonialismo provocou a dominação epistemológica de nações/povos, além de outras dominações, promovendo o extermínio de culturas e saberes por meio de uma relação extremamente desigual de saber-poder-ser. Por meio deste ensaio teórico, apresentamos as contribuições das epistemologias do Sul para as pesquisas do campo das políticas públicas de ações afirmativas, as quais podem inspirar outros pesquisadores a construir um conhecimento que promova o diálogo entre vários saberes e a efetiva inclusão social, de modo que as ciências sociais, especialmente as aplicadas, reforcem as lutas pela emancipação social a partir de um processo coletivo de produção de conhecimentos.

Biografia do Autor

Karina Francine Marcelino, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Mestra em Administração (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Pós-Graduada em Gestão de Pessoas (2018) pela Faculdade Municipal de Palhoça (FMP). Graduada em Administração Pública (2014) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Servidora Estatutária na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Downloads

Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT13 Relações Raciais e Interseccionalidade na Administração Pública