A qualidade da auditoria interna em instituições federais de ensino brasileiras
Uma análise segundo a percepção dos integrantes das auditorias internas e da alta gestão
Palavras-chave:
Auditoria Interna, Instituições Federais de Ensino, Qualidade, Setor Público, PercepçãoResumo
Este trabalho teve por objetivo analisar os fatores que influenciam na qualidade das auditorias internas de instituições federais de ensino brasileiras (IFEs). O estudo consiste em uma pesquisa survey cujos participantes alvo foram os integrantes das auditorias internas e os membros de conselhos superiores de IFEs do Brasil. As análises contemplaram a estatística descritiva da amostra, análise fatorial exploratória, e análise de regressão múltipla. Os resultados obtidos evidenciaram que os fatores Funcionamento da AI (FAI), Práticas de Melhoria Contínua (PMC) e Relacionamento entre Auditores Internos e Externos (REL) exerceram impacto positivo sobre a variável dependente Qualidade das AIs (QAI). Os fatores FAI e PMC influenciaram os dois modelos criados (membros das AIs e alta administração), enquanto REL foi relevante somente para a alta administração. APO e AAI, por outro lado, não foram estatisticamente significativas. Em síntese, esta pesquisa evidencia importantes direcionadores na estruturação e manutenção de uma AI de qualidade.