A qualidade da auditoria interna em instituições federais de ensino brasileiras

Uma análise segundo a percepção dos integrantes das auditorias internas e da alta gestão

Autores

  • Gislaine Borges Universidade Federal de Santa Maria/RS
  • Leander Luiz Klein Universidade Federal de Santa Maria/RS

Palavras-chave:

Auditoria Interna, Instituições Federais de Ensino, Qualidade, Setor Público, Percepção

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar os fatores que influenciam na qualidade das auditorias internas de instituições federais de ensino brasileiras (IFEs). O estudo consiste em uma pesquisa survey cujos participantes alvo foram os integrantes das auditorias internas e os membros de conselhos superiores de IFEs do Brasil. As análises contemplaram a estatística descritiva da amostra, análise fatorial exploratória, e análise de regressão múltipla. Os resultados obtidos evidenciaram que os fatores Funcionamento da AI (FAI), Práticas de Melhoria Contínua (PMC) e Relacionamento entre Auditores Internos e Externos (REL) exerceram impacto positivo sobre a variável dependente Qualidade das AIs (QAI). Os fatores FAI e PMC influenciaram os dois modelos criados (membros das AIs e alta administração), enquanto REL foi relevante somente para a alta administração. APO e AAI, por outro lado, não foram estatisticamente significativas. Em síntese, esta pesquisa evidencia importantes direcionadores na estruturação e manutenção de uma AI de qualidade.

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Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT 5 Governança em gestão de riscos e integridade na administração pública