Palavras-chave:
Compras Públicas, Licitação, Melhorias, Desafios
Resumo
O setor de compras foi um dos setores que se tornou cada vez mais importante no processo de gestão das organizações públicas, assumindo papel fundamental na estratégia das organizações, pois pode gerar vantagem competitiva. Uma má gestão do departamento de compras e de processos pode ocasionar futuros problemas. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa foi analisar os desafios enfrentados pelo setor de compras em uma prefeitura localizada no oeste paulista. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa, foram realizadas três entrevistas e analisados seus conteúdos com auxílio do software Atlas.ti. Os principais resultados obtidos foram que os maiores desafios são a falta de planejamento e organização pública, sobre os projetos que serão executados no ano subsequente, falta de definição de um tempo mínimo em relação aos pedidos, e um estoque mínimo, e a dispersão de tarefas que são exclusivas do setor de compras por todos os setores da prefeitura também geram ruídos na comunicação, atrapalhando o desempenho e desenvoltura nos processos. Nesse sentido, foram sugeridas possíveis soluções que podem ser acatadas pela prefeitura.
Biografia do Autor
Michele Souza Rosendo Silva, Business School Unoeste
Aluna de Administração da Business School Unoeste
Bruno Walace Cavalcante da Silva, Business School Unoeste
Aluno do curso de Administração da Business School Unoeste
Gustavo Yuho Endo, Business School Unoeste & UTFPR
Doutorando em Engenharia de Produção na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Ponta Grossa e Professor na Business School UNOESTE, faz parte do Laboratório de Estudos em Sistemas Produtivos Sustentáveis (LESP/UTFPR), do Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais (GPEOS/UNOESTE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Logística e Supply Chain Management da Universidade de Brasília (GeaLOGS/UnB). É Mestre em Administração (2016) e Bacharel em Administração (2007).
Lechan Colares-Santos, Business School Unoeste
Doutor (2020) em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui graduação (2007) em Administração e mestrado (2012) em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é e professor doutor da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).
Jorge Alfredo Cerqueira-Streit, Universidade de Brasília - PPGA/UnB
Doutor em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade de Brasília - PPGA/UnB (2022). Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba - UFSCar (2015). Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília - UnB (2012).