O ‘anúncio’ da Nova Gestão Pública na Educação Estadual de Minas Gerais
Palavras-chave:
nova gestão pública. educação. público-privadoResumo
Esta pesquisa buscou compreender o posicionamento do Governo Estadual de Minas Gerais em relação à Nova Gestão Pública, por meio dos anúncios gráficos de seus principais programas educacionais. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa-interpretativa, de base documental e em dados secundários, que seguiu o caminho metodológico de análise de discurso de Costa e Leão (2012), inspirado no projeto arqueológico de Michel Foucault. Como resultado, as formações discursivas apontaram que o Governo de Minas Gerais publiciza sua posição de avaliador e regulador dos serviços educacionais, apresenta e reforça as parcerias público-privadas como eficientes, e identifica o indivíduo – sob a égide do empreendedorismo e do gerencialismo - como o responsável pelo avanço do Estado. Assim, ao reproduzir a lógica empresarial no campo discursivo, o governo objetiva direcionar um comportamento social e promover mudanças nas relações de poder entre sociedade e estado.