Dimensões organizacionais de escolas de governo: uma análise do panorama brasileiro

Autores

  • Mascarenhas UFBA
  • Doutora Lys
  • Doutora Doraliza

Palavras-chave:

governança pública, plano de desenvolvimento de pessoas, formação de servidor público

Resumo

Neste texto são analisadas cinco dimensões organizacionais (jurídica, acadêmica, administrativa, estrutural e financeira) de escolas de governo no Brasil, considerando-se suas existência e sustentabilidade. Foram identificadas seis escolas reconhecidas nacionalmente, sobre as quais foi realizada uma pesquisa documental que resultou na análise contrastiva entre seus cenários. Dentre outros aspectos, observou-se que a criação de cinco das seis escolas envolveu a formalização por leis, decretos e resoluções. As escolas mais tradicionais possuem estrutura mais robusta, com variedade de ações pedagógicas e amplo uso das tecnologias de informação nas capacitações. Quanto à dimensão financeira, as questões se voltam para o orçamento e para as formas de remuneração do staff, que dependem diretamente do tipo de vinculação, natureza jurídica, e equipe de trabalho (dimensão administrativa). Conquanto as dimensões utilizadas permitam uma visão panorâmica das escolas de governo, para concluir, propõe-se a criação de outras dimensões organizacionais, como a interação (disseminação da cidadania).

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Publicado

11/30/2022