O PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO E A RELAÇÃO COM O NEODESENVOLVIMENTISMO

Análise da cobertura vacinal nos governos dos exPresidentes FHC (1999-2002) e Lula (2003-2006).

Autores

  • Maria da Penha Silva Gomes Fundação Universidade Federal do ABC
  • José Maria Sapalo Fundação Universidade Federal do ABC
  • Ronaldo Vieira Lima

Palavras-chave:

Política Pública, Programa Nacional de Imunização, Neodesenvolvimentismo, SUS, Saúde Pública

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estabelecer relação entre o Programa Nacional de Imunização (PNI) e
o modelo de desenvolvimento econômico adotado no Brasil no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso
(1999-2002) e no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006), em seguida analisar o resultado
da cobertura vacinal do PNI em cotejo com os fundamentos de modelos de desenvolvimento econômico no
recorte temporal. Na condição de pesquisa exploratória e descritiva, realizou-se levantamentos qualitativos e
coleta de dados secundários com amparo bibliográfico, normativo e documental relacionados ao PNI e aos
modelos econômicos para sustentar a relação proposta. Metodologicamente, sob as lentes de conceitos,
abordagens e informações, identificou-se os fundamentos para analisar a implementação do PNI, cobertura
vacinal do programa frente ao modelo econômico adotado. Como resultado, tem-se que os mandatos de FHC e
Lula desenvolveram ações para fortalecer e ampliar a cobertura vacinal do PNI e foram considerados
neodesenvolvimentistas.

Biografia do Autor

Maria da Penha Silva Gomes, Fundação Universidade Federal do ABC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Fundação Universidade Federal do ABC. Especialista em Planejamento Urbano e Participação Popular pelo Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, 2019). Mestrado em Saúde Coletiva pela Faculdade Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, 2014). Graduação em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1996). Tem experiência na área de Educação Básica e Técnico Profissionalizante, Planejamento Urbano e Habitação social, Desenvolvimento Local. Formação de Professores e profissionais do terceiro setor no que concerne ao Planejamento de Projeto Político Pedagógico à Organizações de Sociedade Civil (OSCs) para desenvolvimento Integral em Territórios Educadores. Elaboração, coordenação e sistematização de Pesquisas e Avaliação de Projetos de educação, violência, democracia, sociais e econômicas.

José Maria Sapalo, Fundação Universidade Federal do ABC

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Fundação Universidade Federal do ABC. Graduado em Administração Pública pela Unilab Campus São Félix (BA).

Ronaldo Vieira Lima

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes - UMC (2018), especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2017), especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade Federal do ABC - UFABC (2011), graduação em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS (1999) e servidor público na Prefeitura de Santos-SP desde 2003.

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Publicado

11/30/2022