Palavras-chave:
Políticas Públicas, Ações afirmativas, Política de cotas, Perfil dos discentes, Evasão escolar
Resumo
As ações afirmativas trouxeram um novo público para as instituições federais de ensino, composto por jovens,
mulheres, negros, entre outros, das classes menos abastadas da sociedade. Partindo desta premissa, o presente estudo
tem o intuito de avaliar o perfil do aluno ingressante através das cotas nos cursos superiores do Campus Avançado Bom
Sucesso, pertencente ao IF Sudeste MG, bem como analisar o índice de evasão destes alunos, em comparação com os
da ampla concorrência. Os resultados mostram que: i) o campus ainda não consegue preencher o mínimo de 50% das
vagas com alunos cotistas, mesmo atendendo a legislação; ii) apontam ainda que as cotas atendem a uma boa parcela de
alunos que se autodeclaram brancos e; iii) o índice de evasão dos cotistas é menor que dos ingressantes pela ampla
concorrência, mostrando que a política de cotas tem se mostrado eficaz ao atender esse público.
Biografia do Autor
Marcos Vinícius Morais Nangino, Universidade Federal Fluminense
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2013-2016), como bolsista do PROUNI. Especialista em Gestão Pública e Finanças, pela Faculdade Futura, com bolsa do Programa de Apoio à Qualificação dos Servidores do IF Sudeste MG. Mestrando em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como Servidor Público Municipal de julho de 2012 a dezembro de 2017 na Prefeitura Municipal de Bom Sucesso - MG, no cargo de Secretário Escolar, no qual foi Coordenador Municipal do Programa Bolsa Família na Educação e Presidente do Conselho de Fiscalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, do Município de Bom Sucesso - MG, no biênio 2015-2017. Desde dezembro de 2017, é Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Avançado Bom Sucesso, atualmente como Coordenador de Administração e Planejamento conforme Portaria nº 122 de 13 de fevereiro de 2020, DOU 14/02/2020.
Julimara Aparecida de Paiva, Universidade Federal Fluminense
Licenciada em Ciências Biológicas(2011), em Matemática (2014) e em Pedagogia (2017) pela Universidade Metropolitana de Santos, licenciada em Ciências Biológicas com habilitação em Química pela Universidade Vale do Rio Verde (2000) e especializada em Gestão de Pessoas (2016) pela Faculdade Internacional Signorelli. Mestranda em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF) .Auxiliar em administração no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais Campus avançado Bom Sucesso e responsável pela gestão de pessoas do campus. Experiência profissional na área de Administração, em docência na educação infantil municipal e no ensino fundamental II e ensino médio nas disciplinas de Ciências, Matemática e Química na rede estadual.