Suporte Organizacional, Comprometimento Afetivo, Auto-Avaliação de Desempenho e Maturidade da Prática de Governança ‘Gestão de Riscos’: Estudo em uma Autarquia Federal Brasileira

Autores

  • Matheus Henrique Bastos Leite Universidade de Brasília - UnB
  • Francisco Antonio Coelho Junior Universidade de Brasília - UnB
  • Mariana Carolina Barbosa Rêgo Instituto Federal de Brasília - IFB

Palavras-chave:

Gestão de Riscos, Nível de maturidade, Setor público, Variáveis preditoras

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de verificar preditores associados à maturidade da prática de ‘Gestão de Riscos’ em uma
Autarquia Federal, que atua na função de Conselho Federal de profissão regulamentada. O estudo se justifica na medida
em que a administração pública deve observar o disposto pelas boas práticas de governança orientadas por órgãos
reguladores. Quanto ao método, realizou-se um survey on-line, junto a 275 empregados, contando com a aplicação de
instrumentos de pesquisa validados e disponíveis na literatura. Realizaram-se procedimentos de análise estatística
descritiva e inferencial, para a testagem do modelo de pesquisa. Identificou-se que dimensões do suporte organizacional
percebido e auto-avaliação de desempenho predisseram 43,5% da maturidade da prática da ‘Gestão de Riscos’ em termos
de planejamento e execução. Limitações e agenda de pesquisa foram apresentadas ao término do trabalho.

Biografia do Autor

Matheus Henrique Bastos Leite, Universidade de Brasília - UnB

Mestre em Administração e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UnB. Membro dos grupos de pesquisa Contabilidade Financeira Aplicada (CCA/UnB) e do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados sobre Comportamento Organizacional - Gepaco (PPGA/UnB). Realizei intercâmbio Ibero Americano na Universidade do Porto - Portugal, com bolsa de estudos Santander Universidades. Vencedor da 6ª edição do Prêmio Olívio Koliver de melhor artigo científico publicado na Revista Brasileira de Contabilidade - RBC. Atualmente trabalho como Assessor da Presidência no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), atuando na produção de textos e estudos relacionados a temáticas relevantes para a contabilidade nacional. No ano de 2021 atuei como membro da equipe de redação do livro "75 anos dos Conselhos de Contabilidade: Uma História Brilhante".

Francisco Antonio Coelho Junior, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e Organizações pela Universidade de Brasília. Atualmente, é Professor Associado vinculado ao Departamento de Administração da Universidade de Brasília. Atua, também, no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Brasília. Foi Coordenador do Curso de graduação em Administração Pública, ofertado na modalidade a distância (PNAP/UnB), entre 2009 e 2011. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB, no biênio 2013-2015. Foi presidente da Comissão de Pós-Graduação, no Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB, entre 2013 e 2015. Desde 2015, é membro de grupo de trabalho da ANPEPP que, atualmente, realiza pesquisas sobre o tema Desenho do Trabalho. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do Departamento de Administração da UnB, desde 2021. É Coordenador do Eixo de EOGP, no Departamento de Administração da UnB, desde 2021. É Coordenador da Comissão de Pesquisa do Departamento de Administração desde 2021. É parecerista em periódicos, nacionais e internacionais, nos campos da administração e da psicologia organizacional e do trabalho, desde 2009. Atua como parecerista do Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (Enanpad) desde 2009, além de outros congressos brasileiros e internacionais. Realiza pesquisas na área da administração pública, em geral, com ênfase no estudo do comportamento humano e interações sociais, construção de medidas de diagnóstico/avaliação e tecnologias de inovação no gerenciamento de pessoas, com enfoque estratégico.Tem especial interesse no estudo multinível da gestão de desempenho e competências em Organizações de natureza pública.

Mariana Carolina Barbosa Rêgo, Instituto Federal de Brasília - IFB

Doutora, Mestra e Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). É professora de Gestão do Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Brasília, e participa do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados sobre Comportamento Organizacional (GEPACO) da Universidade de Brasília. Possui interesse nas seguintes áreas: comportamento organizacional, desempenho individual, competências, vínculos no trabalho, representações sociais e metodologia de pesquisa.

Downloads

Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT 5 Governança em gestão de riscos e integridade na administração pública