Quando pesquisa, extensão e ensino se misturam: as contribuições da pesquisa-ação para a formação tecnológica em Gestão Pública
Palavras-chave:
Formação Profissionalizante, Curso Superior de Tecnologia, Pesquisa-ação., Campo de PúblicasResumo
Cursos tecnológicos sofrem preconceitos, ainda mais quando estão nas áreas consideradas soft, como Ciências Sociais Aplicadas. Para alguns, não passam de uma formação aligeirada, voltada exclusivamente para o mercado e que não possibilita ao graduando vivenciar plenamente a educação superior. Na contramão desse preconceito, este artigo reflete sobre a pesquisa-ação como elemento formativo de estudantes de um curso tecnológico em gestão pública, a partir de uma experiência realizada conjuntamente entre atores escolares, secretaria municipal de educação, estudantes e pesquisadores de duas universidades federais. Resultados da participação dos discentes apontam para a permanência/ pós-permanência na Educação Superior, desmistificando a procura por cursos tecnológicos como uma atitude utilitarista que valoriza o curto prazo de formação em detrimento da sua qualidade, além de proporcionar o desenvolvimento de visão estratégica e política sobre a gestão pública, por um lado, e contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências específicas em aspectos mais técnicos.