Quando pesquisa, extensão e ensino se misturam: as contribuições da pesquisa-ação para a formação tecnológica em Gestão Pública

Autores

  • Lys Vinhaes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Olivia Silveira Secretaria Municipal de Educação de Pojuca - Bahia
  • Vládia Jamile dos Santos Jucá Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0003-2416-7342
  • Larissa Trindade MAPÉ

Palavras-chave:

Formação Profissionalizante, Curso Superior de Tecnologia, Pesquisa-ação., Campo de Públicas

Resumo

Cursos tecnológicos sofrem preconceitos, ainda mais quando estão nas áreas consideradas soft, como Ciências Sociais Aplicadas. Para alguns, não passam de uma formação aligeirada, voltada exclusivamente para o mercado e que não possibilita ao graduando vivenciar plenamente a educação superior. Na contramão desse preconceito, este artigo reflete sobre a pesquisa-ação como elemento formativo de estudantes de um curso tecnológico em gestão pública, a partir de uma experiência realizada conjuntamente entre atores escolares, secretaria municipal de educação, estudantes e pesquisadores de duas universidades federais. Resultados da participação dos discentes apontam para a permanência/ pós-permanência na Educação Superior, desmistificando a procura por cursos tecnológicos como uma atitude utilitarista que valoriza o curto prazo de formação em detrimento da sua qualidade, além de proporcionar o desenvolvimento de visão estratégica e política sobre a gestão pública, por um lado, e contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências específicas em aspectos mais técnicos.

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Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT 24 Fazer Científico no Campo de Públicas: a tríade Universidade-Governo-Socie