GESTÃO DAS CIDADES INTELIGENTES NO CONTEXTO DA ACESSIBILIDADE OPORTUNIZADA POR ANTROPOVIAS: Visão e perspectivas de usuários e gestores no Municipio de Belém (PA).

Autores

Palavras-chave:

Cidades Inteligentes. Acessibilidade. Antropovias. Belém.

Resumo

O presente estudo visa analisar como as ações governamentais incorporam o planejamento de Antropovias nos empreendimentos correlacionados ao conceito de cidades inteligentes. Toma-se como referência o município de Belém (PA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas consubstanciadas com o software Iramuteq. Aponta-se uma contribuição teórica dado que são observadas lacunas sobre as cidades inteligentes e suas relações com as Antropovias que se constituem como corredores expressos que favorecem acessibilidade a toda sociedade, visto que interligam pontos estratégicos na cidade.  Dentre as conclusões é possível destacar que apesar da realização de investimentos, tanto em serviços públicos como o BRT (Bus Rapid Transit) quanto em frota particular, a acessibilidade plena ainda não foi assegurada, evidenciando que o município está passando por um processo de reestruturação urbana, conduzido de forma integrada por meio da participação de órgãos públicos, iniciativa privada e usuários.

Biografia do Autor

Msc. João Paulo Mendonça Junior, UNAMA

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia (2017). Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia (2021), na linha de pesquisa de Gestão do Desenvolvimento. Doutorando em Administração - (PPAD UNAMA). Com bolsa de pesquisa CAPES/PROSUP (2021-2025). Integro do Grupo de Pesquisa Gestão Social e do Desenvolvimento Local (GESDEL) e ESCARLATE (Ecologically Smart and Solidary Cities. A Race Before it´s Too Late) da UNAMA. Desenvolvendo pesquisas associadas à temática de Cidades Inteligentes e Acessibilidade, Ciência Cidadã, e Tecnologias Aplicadas à questões sociais. Atualmente reposicionando minha carreira para a área Acadêmica de Docente - Pesquisador. Como principais habilidades, destacam-se: rápida adaptação as mudanças, habilidade para lidar com o público e facilidade para trabalhar em time, assim como repassar conhecimento de forma prática e didática. Somando-se também as capacidades de oratória, facilidade para falar em público, condução de grupos, redigir e analisar textos.

Dr. Mauro Margalho Coutinho, UNAMA

Possui pós doutorado na Universidade do Arizona -Tucson, EUA (2012) em redes tolerantes a atrasos e desconexões, doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPa - 2006), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPe - 2000), Especialização em Engenharia de Software (UFPa) e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados (UFPa). Atualmente é professor titular II da Universidade da Amazônia, onde atua nas Pós-graduações stricto-sensu nos programas de Administração (PPAD) e em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental (PPGC) e na graduação de Ciência da Computação e Artes Visuais e Tecnologia da Imagem. É autor do livro Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais, publicado pela editora LTC. Na UNAMA, coordena o grupo de pesquisa ESCARLATE e o programa de Iniciação Científica (PIBIC). É Analista de Sistemas na Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Desenvolve pesquisas associadas à temática de Cidades Inteligentes, Ciência Cidadã e Internet das Coisas. É membro do Grupo de Pesquisa GESDEL (Gestão Social e do Desenvolvimento Local).

Downloads

Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT 21 Gestão de Cidades Inteligentes e Sustentáveis