Aplicação do mapeamento de competências no levantamento de interesse profissional durante processo de mudança da estrutura organizacional do centro de educação corporativa de um Tribunal Superior.

Autores

  • Iraci Gonçalves Guimarães Superior Tribunal de Justiça
  • Antônio Alves Monteiro Júnior Superior Tribunal de Justiça
  • Claudia de Oliveira Superior Tribunal de Justiça

Palavras-chave:

Gestão por competências, Mudança, Perfil profissional

Resumo

Gestão por competências é a busca de equilíbrio entre competências organizacionais necessárias e competências das pessoas. Esse modelo contribui para o enfrentamento de mudanças, que geram lacunas de competências, pois impactam pessoas. Mudanças organizacionais, em órgãos públicos, ocorrem com frequência, e é preciso atentar para as pessoas impactadas por ela, criando-se mecanismos mais participativos e que diminuam desmotivação e resistência. O presente relato visa analisar a aplicação do mapeamento de competências, na forma de questionário de interesse profissional, durante processo de mudança de estrutura. Esse projeto de modernização teve por objetivo fortalecer a área educacional, para torná-la mais estratégica e célere. Dentre as ações, associou-se as competências da unidade aos processos de trabalho. Os resultados mostraram que essa aplicação facilitou a redistribuição das equipes na nova estrutura, e aumentou transparência e comunicação.

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Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

[RELATO TÉCNICO] GT 6 Gestão de Pessoas Gestão de Pessoas e Comportamento Org...