O Estado e as (contra) reformas na regulação da educação profissionaluma análise institucional - histórica da rede federal no tempo presente (1993-2018)

Autores

  • Leonardo Augusto

Resumo

O presente estudo investiga como a educação profissional federal brasileira se desenvolveu ao longo do período de 1993 a 2018. Tal recorte temporal se justifica pela pouca atenção ao estudo das instituições no tempo presente. Para atingir tal intento, recorre-se ao aporte teórico-metodológico do institucionalismo histórico. Tal abordagem, é pouco comum em estudos na área da educação pública brasileira. Utilizou-se como fonte histórica para análise de dados a consulta ao repertório legal da educação profissional, que servem como instrumento interpretativo dos conflitos de poder entre os agentes do setor. Os resultados apontam que as mudanças e permanências institucionais dependem dos direcionamentos providos pelos governos em mandato e seus respectivos interesses políticos, e a abordagem do institucionalismo histórico permite compreender criticamente a dinâmica de reformas e contrarreformas em contexto temporal. Ao final do trabalho, apresentamos um epítome do mesmo, delineando seus limites e indicando futuroshorizontes de investigação

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Publicado

08/16/2021

Edição

Seção

GT 12 Estudos Históricos e Comparados em Administração Pública