Programa Nacional de Alimentação Escolar e Agricultura FamiliarPanorama da Pesquisa Stricto Sensu e Classificação no Ciclo de Políticas Públicas

Autores

  • Cinara Tatiana Simonino
  • Luana Ferreira dos Santos
  • Josiel Lopes Valadares

Resumo

O tem como objetivo analisar o estado da arte a respeito das pesquisas stricto sensu no âmbito da Ciência Administrativa que contemplam a interface entre Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e agricultura familiar, classificando também as pesquisas no ciclo de políticas públicas. De natureza qualitativa, foi utilizado o protocolo Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises (Prisma), gerando 18 teses e dissertações para análise. Os trabalhos que analisaram a implementação do PNAE, em sua maioria, possuem abordagem metodológica qualitativa, especialmente empregando como método estudo de caso e estudo de casos múltiplos. Já os estudos de avaliação são caraterizados por uma abordagem mais descritiva, avaliando os impactosdo PNAE, os entraves para a execução, dentre outros aspectos. Para pesquisas futuras, sugere-se a ampliação da base de dados para outros ramos da Ciência e pesquisas empíricas que analisem a implementação e a avaliação do Programa no contexto pandêmico.

Downloads

Publicado

08/16/2021

Edição

Seção

GT 2 Análise de Políticas Públicas