Instituições democráticas-participativasfortalecimento das escolas públicas e parceria em momentos de crise?

Autores

  • MARINALVA COELHO DE SOUSA SENHORA
  • BRUNA COELHO MORENO SENHORA
  • SILVIA DA SILVA CRAVEIRO

Resumo

Este trabalho propõe uma análise das instituições democráticas-participativas nas escolas públicasfuncionamento, potenciais e importância no enfrentamento da crise educacional agravada pela pandemia. O estudo baseia-se em pesquisa exploratória, com estudos de publicações, leis e indicadores sobre o tema. Conta ainda com pesquisas qualitativas e quantitativas. Concluímos que há pouco conhecimento e pequena adesão das famílias e comunidade às instituições democráticas-participativas, porém, verificamos interesse por melhor conhecimento. Indica que as instituições existem nas escolas, mas não são efetivas, apesar da compreensão entre gestores de escola, educadores e comunidade escolar, de que as instituições participativas podem impactar positivamente a escola e o desempenho escolar dos alunos. Ações em conjunto entre escolas e instituições participativas foram observadas no enfrentamento à pandemia. O estudo aponta a necessidade de implementação de políticas públicas, junto às comunidades escolares, possibilitando a efetividade das instituições democráticas-participativas na escola. Palavras-chaveInstituiçõesDemocráticas-Participativas. Políticas Públicas. Família. Comunidade. Escola Pública.\\r\\n

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Publicado

08/16/2021

Edição

Seção

GT 14 - Participação social em tempos de crises e sua incidência na Administraçã