METODOLOGIAS ATIVAS E TRANSFORMAÇÃO DIGITALREFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISRUPTIVAS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Rodrigo Guerra Garcia

Resumo

O estudo tem por objetivo trazer reflexões sobre práticas disruptivas nos processos de ensino e aprendizagem e investigar se tais métodos estão em consonância com as diretrizes normativas educacionais. A partir da pesquisa bibliográfica foram selecionados 51 s sobre metodologias ativas e transformação digital no contexto da educação. Constou como objetivo verificar as possíveis soluções adotadas para a continuidade das atividades escolares no período de pandemia. A implantação do ensino remoto emergencial tornou-se um grande laboratório de experimentação, envolvendo o uso de novas soluções de ensino e de plataformas para a construção de rotinas pedagógicas mais flexíveis para a transmissão do conhecimento. As metodologias ativas tornaram-se uma tendênciapara inovação educacional e uma alternativa eficiente nos processos de ensino e aprendizagem. Como resultado, o apresentou reflexões decorrentes do processo de Transformação Digital e dos métodos inovativos, destacando, o Lean Education, o Design Thinking e a gamificação.

Downloads

Publicado

08/16/2021

Edição

Seção

GT 7 Educação, Formação e Competências em Administração Pública