Iniciativas



Nós agimos para construir uma governança pública inovadora!

A SBAP promove ações de representação institucional, pesquisa e difusão do conhecimento, além de eventos que contribuem para aperfeiçoar o campo da Administração Pública e a disseminar resultados científicos relevantes para a promoção do desenvolvimento nacional.

Representação Institucional


A SBAP é uma importante instância de mediação, coordenação e representação de seus associados perante associações (ANPAD, PROFIAP, RGS, ANEPCP, FENECAP), órgãos de regulação governamental (MEC, CAPES, CNPq) e outros parceiros (ENAP, ESAF).

Em 2015, a SBAP promoveu a inclusão do termo “Administração Pública” na denominação da área 27/CAPES. A mudança foi oficializada em 15 de dezembro de 2015, por meio da Portaria CAPES n˚ 234 que alterou a denominação da área para “Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo”.

Anualmente, a SBAP convidada a indicar os representantes dos Programas de Pós-Graduação em Administração Pública para os processos avaliativos APCN e QUALIS. Essas indicações são fundamentais para que os cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado de Administração Pública (ou com linha de pesquisa em AP) sejam avaliados por docentes que conhecem a especificidade de nossa subárea na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES.

Apoio a Internacionalização


A SBAP fomenta a integração de seus sócios a uma ampla rede internacional de parceiros. Com esse propósito, promove o intercâmbio internacional de especialistas e articula parcerias que auxiliem no processo de internacionalização dos Programas de Pós-Graduação no Brasil.

Em 2017 a SBAP firmou convênio de cooperação internacional com o Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Políticas Públicas – GIGAPP (Espanha). Em 2018, a SBAP solicitou a associação ao International Association of Schools and Institutes of Administration – IASIA (Bélgica).

Produção e Disseminação de Conhecimento


A SBAP incentiva a produção científica qualificada, promove a cultura de formulação e avaliação de políticas públicas baseadas em evidência e apoia a disseminação de boas práticas de gestão para o desenvolvimento público.

Com esse propósito, a SBAP realiza parcerias de coedição com revistas nacionais (Revista do Serviço Público – RSP, Revista Administração Pública e Gestão Social- APGS e RACE/Unoesc).

Prêmio SBAP de Teses e Dissertações


A SBAP promove anualmente a premiação das melhores teses e dissertações de sua área acadêmica. O propósito do prêmio é reconhecer trabalhos originais, de qualidade metodológica e relevância acadêmica e profissional para a Administração Pública.

A primeira edição do Prêmio SBAP de Teses e Dissertações ocorreu em 2018, durante o V EBAP. Os vencedores foram Guilherme Ferreira Soares – melhor dissertação (PPGA/UnB) e Roberto de Barros Mesquita – melhor tese (CEPEAD/UFMG).

Excelência

Transparência

Integridade

Cooperação